top of page

Cartas de amor podem ser ridículas, mas Cartas de Ammora jamais! Levamosnossas leitoras, reais ou não, tão à sério, que para aconselhar quem nos procura em momentos difíceis consultamos o melhor oráculo possível: biscoitos da sorte.

 

OBS: Para preservar a identidade das nossas leitoras, os nomes foram trocados.

 

 

Raizel e Thais,

Tenho uma amiga que namora uma pessoa igual à ex que foi uma bad. Ela sempre reclamava que a ex era ciumenta, fazia ela de capacho e que a relação beirava o abusivo, mas agora a namorada atual se comporta da mesma forma. Hoje as duas estão super felizes, mas eu fico me perguntando até quando. O que vocês acham que eu devo fazer: converso com ela sobre isso ou deixo ela viver a paixão e ver o que vai dar?

Não quero ser uma bitch, não dizer nada e falar “eu te avisei” depois.

Regina George

 

 

Biscoitinho: “Quem é escravo dos sentidos não pode controlar a própria vontade” e “Presitigie a natureza”

 

Nossa interpretação: Miga, você deu sorte, recebeu dois papeizinhos no mesmo biscoito. Juntando o que os dois dizem a mensagem é a seguinte: Abre o olho da sua amiga, mas faça isso no Ibira! Sua amiga está escrava dos sentidos, no caso, da paixão. Mas isso faz com que ela não controle a vontade e, consequentemente, repita erros. Você até que pode deixá-la quebrar a cara, mas pelo jeito não é o que quer fazer. E, pra deixar tudo mais leve, faz na natureza. Chama para um frescoball no Ibirapuera e no meio do jogo puxa o papo. Depois é só finalizar com uma aguá de coco que fica tudo certo. Por sinal, faz tempo que você nos enviou essa cartinha, então ficamos curiosas em saber se elas ainda namoram, conta pra gente depois o que deu!

_______________

 

Meninas,

Estou num relacionamento estável há 5 anos. Já faz bastante tempo, mas nós dois somos pessoas bem tranquilas, nada de ciúmes, o companheirismo é nossa base. Por termos esse perfil, sempre conversamos muito sobre a forma de se relacionar, os tipos de relação e tal. E, de uns tempos para cá, estamos cogitando abrir a nossa relação. A questão é que estou com medo! Apesar de racionalmente eu estar bem resolvida com essa possibilidade, fico insegura sobre o que isso pode dar. Será que tento essa nova forma de relação? O que vocês (e o biscoitinho) me aconselham?

Abraços,

Heleieth Saffioti

 

Biscoito: “Torne-se forte eliminando de forma consciente tudo que é degradante.”

 

Resposta:Cara Heleieth, o que entendemos do nosso oráculo é que você deve respeitar os seus limites. Em qualquer relação é importante estar muito segura para dar passos, principalmente passos grandes como é abrir a relação. Nosso conselho é que você converse bastante com o seu namosh até que tudo esteja claro, consciente e confortável para ambos. Além do cuidado para não cair em coisas superficiais tornando o seu relacionamento aberto numa fuga fácil. No frigir dos ovos, o que biscoitinho diz é: só se jogue quando estiver completamente segura. Quem já esperou 5 anos não deve ter problemas em esperar um pouco mais, né?

 

 

________________

 

 

Migs lindchas,

Amo ammora e ammo mais ainda as cartinhas dela!

Tô num dilema: Tô saindo de um trampo que odeio e sei que vai ser um período maravilhoso para mim: vou correr, escrever, ler, me cuidar, fazer yoga, crossfit (não).

Mas hoje chorei horrores em cima do meu almoço no por kilo de sempre. Será a última vez que comerei a salada xoxa de lá, última vez que irei ver meu email da firma todo colorido e etiquetado, última vez que tomo o café estranhamente queimado e fraco ao mesmo tempo.

Como lidar?

Besos!

Bethânia

 

Biscoitinho: “Consciente dos perigos decorrentes das responsabilidades que assumiu, pode evitar-se erros.”

 

Nossa interpretação:

Gata garota, o biscoitinho está sendo bem claro, seja consciente dos perigos decorrentes das responsabilidades que assumiu, no caso, as responsabilidades que você assumiu consigo mesma! Você sabe que seu emprego é bosta e que essa é uma boa fase para você se cuidar, então vai feliz! Nada de cair no erro de achar que a salada xoxa ou o café queimado são bons. Sai dessa, foca em você mesma e aproveita para deixar o seu próprio email colorido e etiquetado, ou melhor, vai etiquetando e colorindo tudo para não perder o hábito!

_______________

 

Oioi gatonas,

Tenho um emprego até que bacana, ganho uma graninha suficiente para comprar móveis na Oppa e fazer uma viagenzinha de vez em quando, tudo na santa paz, mas surgiu uma proposta para trabalhar em uma startup. É um cargo mais alto, mas claro que ganhando bem menos. É arriscado, mas terei desafios, estou animada e assustada. Se der certo pode dar muito certo! Mas e se der errado?

Me salvem!

Gal

 

Biscoito: “Costumamos encontrar nosso destino justamente onde nos escondemos para evitá-lo.”

 

Resposta:

Amiga (seu nome é qual mesmo?),

Você se escondeu na vida confortável das mesinhas de pé palito, VR que te permite comer um rodízio japa no fim do mês, calls, briefings e feedbacks mas o destino passou a catraca com um crachá de visitante e te pegou ali na sua baia. Não adianta fugir, ninguém nunca acha que vai voltar a passar perrengue, e deus nos livre de abraçar o perrengue como estilo de vida, mas você sabe que pode dar certo e que na real você não tem muito a perder (não venha dizer que está pagando parcela de carro ou de apartamento porque aí a gente vai te dar uns sopapos).

Você tem que ir pra startup!

Repita conosco:

Tem. Que. Ir. Pra. Startup.

Vamos supor que dê tudo muito errado, que as startups voltem a se chamar microempresas, que na verdade o seu escritório não tinha halfpipe e todas essas coisas que gente que viu o filme do Facebook compra pra deixar o ambiente mais millenial, daí você abre aquele currículo empoeirado no Word, edita ele com a sua última experiência, que você mesma disse que é um cargo alto, e busca um trabalho novo como se tudo tivesse sido um sonho. Até lá a gata da carta anterior já vai estar até fazendo leitura de mãos, marca uma consulta para saber seus próximos passos. Se joga, Gal!

 

__________

 

Oi garotas,

Estava correndo na Pacaembu um dia desses e ouvi um “ô la em casa”, já ia me virar pra dar uma resposta desaforada e, para a minha surpresa, era uma mina! Na hora eu fiquei sem reação e depois que parei pra tomar um ar surgiu a indignação. Como assim, mano, uma mina soltar uma cantada machista dessas? Como vocês agiriam no meu lugar?

Joan Jett

 

Biscoito: “Não permita que fracassos o influenciem e, confiante, aguarde o momento propício.”

 

Resposta: O que é dela está guardado! É só esperar o momento propício. Brinks. A Thais já passou por uma situação bem parecida e é realmente um fracasso do feminismo uma mulher não entender o que uma cantada de rua significa para outra mulher, mas não deixe que isso te desanime. Pelo o que biscoitinho está dizendo a palavra chave é ser confiante! Interpretamos isso como ser confiante de que o mundo vai mudar, está mudando. Mas pra isso temos que ser agentes de mudança, então, da próxima vez, troca uma ideia com a mina, faz ela perceber o quanto isso te incomodou, vai que ela muda!

__________

 

Ammoras,

Sou fotógrafa há algum tempo, adoro arte, mas tá difícil de pagar as contas. Sinto que minha carreira vem crescendo beeemm lentamente, o que não ajuda. Nessa semana, um amigo que trabalha numa emissora de TV perguntou se eu não topava participar de um reality show que eles estão produzindo que é tipo um “are you the one”. Escrevo para vocês, pois estou morrendo em dúvidas, posso usar isso para alavancar minha carreira ao ser conhecida, mas o medo de de virar uma subcelebridade me angústia. O que vocês me aconselham?

abraços,

Anitta

 

Biscoito: “Não procure seguir os passos dos homens de idade; procure o que eles procuraram.”

 

Resposta: Nitts (tudo bem te chamar assim?), você já falou tudo. Isso pode alavancar sua carreira e ainda te dar uma grana. E, como fãs de Are you the one – vamos falar disso numa próxima edição –, só podemos desejar que você participe do reality e curta muito. O biscoito foi claro, procure o que quem você admira procurou: networking, fama, oportunidades de trabalho, mas não necessariamente da forma que eles procuraram. Não precisa ser exatamente trabalhando de graça ou quase de graça para um artista fodão, fazendo fotografia de casamento e batizado nem sei lá o que já fizeram. Você pode ir pro reality e ainda ser esperta o bastante pra curtir e divulgar seu trabalho. Se tiver um desafio meio artístico, vai lá e mostra seus talentos. Joga uns jobs que você já fez em conversas aleatórias e torce pro papo aparecer na edição final. Foca na Sabrina Sato, Jean Wyllys e Grazi Massafera! Só toma cuidado com as loucas que vão com certeza ser suas colegas de confinamento, e jamais use vocabulário de Big Brother na emissora concorrente.

 

__________

 

 

Raizel e Thais,

Desde que comecei a ler mais sobre feminismo, abri os olhos para todos os padrões de beleza impostos e vi o quanto eles são irreiais. Decidi me conectar com o feminino e desconstruir esses padrões em mim mesma, e, com certeza, deixar os pelos crescerem é uma etapa fundamental nesse processo. Acontece que, muitos anos atrás, fiz depilação à laser então agora não tenho um pelinho sequer, nas axilas ou nas pernas, e hoje me arrependo demais dessa decisão. Não vejo muito o que fazer nessa situação, mas queria saber a opinião de vocês.

Chiquinha Gonzaga

 

Biscoito:

Tudo que está recomeçando merece cuidado e suavidade para o retorno venha à florescer

 

Resposta:

Tá com sorte, amiga, o biscoito tá dizendo que seus pelos vão nascer de novo! Brincadeira. Relaxa, toda essa discussão só serve para lembrar que pelos são um assunto muito menor na vida, e cuidado e suavidade aqui são alertas para você não ir no outro extremo. Será que ao sentir que "tem que ter pelos" você não está caindo em outro padrão estético, aquele que você associa com ser feminista de verdade? A nossa aparência influencia a identidade, mas os valores que carregamos são mais importantes, no final das contas.

                                                   _______________

 

Ammoras,

Voltei para o trabalho em janeiro já pensando nas férias. Já gastei 16 dos 30 dias que tenho para tirar (contando finais de semana, vocês sabiam disso?!), e preciso visitar meus pais no interior, sem contar ir para um festival na Europa. Amo praia e queria alguns dias para ficar de boa no litoral, também preciso colocar a vida em ordem, ir no dentista e coisas assim, fazer alguns consertos pequenos em casa e catalogar a minha biblioteca particular para que o pessoal do prédio, principalmente os xóvens, possam vir aqui e emprestar alguns livros. Já perdi o sono tentando fazer tudo caber em tão pouco tempo, como existir nas férias?

Joana d’Arc

 

Bolacha da sorte:

Não levante uma rocha para depois derrubá-la em seu próprio pé

 

Resposta:

Calma amiga, seje menas. Vamos te ajudar: em primeiro lugar, arrumar  e organizar não estão com nada e achamos que você tem mais é que curtir. Isso elimina alguns itens. Arranje um festival com praia e já vão ser duas coisas que você gosta em um rolê só. Para os pais a gente sempre arranja tempo, e aí quando você voltar vamos choramingar no bar o quanto o sistema é cruel e injusto e a gente precisa existir em mais do que 30 dias, contando finais de semana.

                                                        _______________

 

Amigas queridas,

Mudei recentemente para um apartamento novo e comecei a pirar em ideias de decoração. Claro que as melhores ideias estão no Pinterest, e a que mais me agradou foi uma parede de decoupage com rótulos de vinho. Os rótulos eu já estou colecionando há um tempo e acho que seria a oportunidade perfeita para usá-los! Não tenho muita habilidade com projetos artísticos mas o tutorial parece até que simples, dado que é uma parede e tal. Acho que com uma ida à Leroy Merlin e uma tarde de trabalho eu consigo fazer, só fico insegura porque se der errado, ou se eu desistir no meio, vai ser impossível de tirar e aí vou ter que pintar a sala de novo. E aí? Arrisco?

Beijo,

Björk

 

Biscoito:

Quanto mais longa a explicação maior a mentira

 

Resposta:

O biscoito foi certeiro, só faltou o selo Bino de Cilada. Não faça, não caia no conto do tutorial moleza do Pinterest, ou uma foto da sua sala pode acabar aqui. Dê passos do tamanho da perna, coloque uns quadros na parede, umas antiguidades em um móvel bonito, e só encape com rótulos de vinho algo que, qualquer coisa, você possa esconder

bottom of page