top of page
Buscar
  • Foto do escritorammora

Hey, por Raizel Rechtman


Pela imagem de abertura dessa Ammora já deve dá pra sacar o tema dessa edição. Sim, vamos falar de Menstruação! E falar de menstruação é falar de algo essencialmente feminino. Faz parte de ser mulher sangrar periodicamente. Um ciclo mensal que também é de uma vida, da menarca à menopausa. A primeira menstruação é aquele rito de passagem, para a Thais até então, tudo que ela sabia a respeito vinha de um episódio de Confissões de Adolescente e uma conversa muito vaga com sua mãe. Nessa iniciação ao feminino a mensagem é: menstruação é um clube e todas queremos fazer parte! Mas quando entramos para o clubinho passamos a ter encontros mensais e a torcer para que sejam mensais mesmo. Encontros que nem sempre são prazerosos, como vamos contar nos textos “Experiência: TPM”, escrito por mim e Thais, já que cada uma vive essa reunião do clubinho de uma forma diferente, e que também são carregados de Tabus, outro texto dessa edição da Ammora.

Como em tudo, não existe uma regra que vale para todas, a menstruação em toda a sua complexidade e universalidade é, ao mesmo tempo, muito particular, vivida e entendida na dialética individual - coletivo. Apesar de toda a carga pesada (cilada, bino) que vem junto com esse tema, numa conversa de bar um amigo me apontou algo interessante: a possibilidade que a menstruação dá às mulheres de nos reconectarmos com nossos corpos todos os meses. Gostei! E, por isso, entendo o desejo de muitas mulheres se conectarem com sua menstruação, até mesmo com representações artísticas, como mostraremos a partir da obra “Menstruália” de Carol Miag (prima, amiga, mestre em Cultura e Literatura pela UFBA, artista plástica e ilustradora baiana radicada em São Paulo) que sou fã e ilustra essa edição da Ammora.

Sempre existe o risco do desejo se tornar regra, mas ninguém é obrigada a amar a menstruação acima de todas as coisas. O importante é falar abertamente, tranquilamente sobre o assunto para desmistificar a menstruação e é o que queremos fazer.

Espero que gostem!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page